Este simpósio pretende analisar e discutir propostas que tenham por foco a cultura ou formas de identidade coletiva de grupos, etnias, regiões ou classes. Em nosso entendimento, interessa aproximar trabalhos que versem sobre a construção de identidades de grupos minoritários, da discussão sobre a cultura em seus variados aspectos, razão porque pretendemos discutir desde identidades particulares e definidas a partir de um único fator, até traços culturais que dizem respeito a milhares de pessoas. Estamos abertos, pois, a trabalhos na área de humanas, pois compreendemos como fundamental o diálogo da história com a sociologia, a antropologia, as artes e literatura.
Proponente: Profa. Beatriz Ana Loner
Abaixo seguem as orientações quanto a apresentação dos trabalhos:
O presente Simpósio Temático ocorrerá na quarta-feira (24/11/2010), quinta-feira (25/11/2010) e sexta-feira (26/11/2010), de acordo com a ordem indicada abaixo, a partir das 14 horas no ICH (Rua Alberto Rosa, 154).
Cada apresentador terá um tempo médio de 15 minutos e a organização da ordem de apresentações ficará a cargo da Coordenadora dos Trabalhos.
Lembramos que o prazo final para envio dos trabalhos completos é 15 de novembro.
Lista de Trabalhos aceitos:
Quarta-Feira (24 de novembro de 2010):
Ariel Salvador Roja Fagúndez - Ni de acá, ni de allá: memória e identidade de filhos de imigrantes uruguaios durante “los años duros”.
Ana Luiza Angelo Levien - Histórias do Turnen na Sociedade de Ginástica de São Leopoldo.
Bruno Souza Garcia - O jornal Diário Popular: o retrato da classe política brasileira e a Assembléia Nacional Constituinte 1988.
Dionis Mauri Penning Blank - Identidade Transitória: o caso dos deslocados ambientais.
Edianie Eliomara Azevedo Bardoni - Sociedade Recreativa e Bailante Flor do Sul: Memória, Identidade e Territorialidade em um Clube de Negro -Taquara RS (1954-1973).
Estelamaris Dezordi Biolchi - O Modo de Ser Mbyá Guarani: deslocamentos e identidade étnica em diferentes espaços territoriais.
Maria Luiza Favassa - Memórias Submersas: o impacto da desterritorialização de Itá - SC.
Natália Garcia Pinto - A porta estreita da liberdade: grupos de origem, etnicidade e alforrias em Pelotas (1830/1850).
Paulo Roberto Staudt Moreira - Por se ter queimado uma preta escrava, com o pretexto de bruxaria: A morte escrava e o papel dos curandeiros como mediadores e líderes da comunidade negra dos oitocentos.
Quinta-Feira (25 de novembro de 2010):
Ana Paula do Amaral Costa - Trabalho e Resistência:
controle sobre a criadagem da cidade do Rio Grande (1887-1890).
Áureo Luiz da Rocha - Nos caminhos da ferrovia: identidade e sociabilidade nos tempos da "Cidade Progresso".
Caroline Tecchio - Identidades dos soldados “filhos do pampa” na defesa da legalidade.
Caiuá Cardoso Al-Alam - A Polícia de Luiz Candido Souto: policiamento particular em Pelotas, século XIX.
Claudia Daiane Garcia Molet - Das ruas à Cadeia: as identidades das trabalhadoras forras, na segunda metade do século XIX (Rio Grande-RS).
Daniela Vallandro de Carvalho - Ao sul da Guerra: Mobilização de tropas e recrutamento de escravos no sul da Província de São Pedro (Revolução Farroupilha/Pelotas, séc. XIX).
Emmanuel de Bem - Os trabalhadores do Frigorífico e a luta por direitos. Pelotas-RS, 1943-1950.
Rafael Antônio Kapron - O caminhoneiro um profissional brasileiro.
Ricardo Gonçalves Severo - “Ainda somos necessárias”: Apontamentos sobre a greve dos bancários de Pelotas.
Ricardo Oliveira da Silva - A questão agrária e identidades sociais: trabalhadores rurais e grandes proprietários de terra e a metamorfose em camponês e latifundiário.
Sexta-Feira (26 de novembro de 2010):
Adhemar Lourenço da Silva Júnior - Apontamentos críticos acerca da “identidade”.
Aristeu Elisandro Machado Lopes - Viva a República!... da Espanha: republicanos versus monarquistas nas páginas da imprensa ilustrada. Rio de Janeiro, 1873.
Cláudio Batista Carle - Não africanizamos nada: África no Brasil existe.
Caroline Leal Bonilha - A busca por uma identidade coletiva por mulheres intelectuais entre 1930 e 1944 através de um periódico literário feminino publicado no Rio Grande do Sul.
Caroline Poletto - O que dizem os traços? Caricaturas na imprensa alternativa de Buenos Aires e de Porto Alegre.
Diego da Luz Nascimento - Manuais didáticos e a história que se “deve” ensinar: uma proposta para a construção de identidade.
Imgart Grützmann - Imprensa, germanismo e representações identitárias : a seção Kalendermannsstandrede do Kalender für die Deutschen in Brasilien.
Rafael Vargas Hetsper - Considerações acerca do uso político da identidade na modernidade tardia.
Regina Célia do Couto - Identidades e culturas na fronteira Brasil- Uruguai: o currículo em foco.