Este Simpósio Temático busca reunir estudos sobre os mais variados aspectos da história do cotidiano em diversos recortes temporais e espaciais. Relacionamos o cotidiano com o espaço público e o entendemos como uma maneira de abordar aspectos da história social e política das classes trabalhadoras assim como das elites.
Proponentes: Prof. Edgar Gandra e Prof. Paulo Possamai
Abaixo seguem as orientações quanto a apresentação dos trabalhos:
O presente Simpósio Temático ocorrerá na quarta-feira (24/11/2010) e quinta-feira (25/11/2010), a partir das 14 horas no ICH (Rua Alberto Rosa, 154).
Cada apresentador terá um tempo médio de 15 minutos e a organização da ordem de apresentações ficará a cargo da Coordenadora dos Trabalhos.
Lembramos que o prazo final para envio dos trabalhos completos é 15 de novembro.
Lista de Trabalhos aceitos:
Quata-feira (24/11/2010)
Carla Gabriela Cavini Bontempo - O combate à sífilis na fronteira do Brasil com o Uruguai: uma análise histórica (1920-1940).
Cristiano Neri - Entre valores e práticas: a infância e adolescência assistida na cidade de Toledo de 1970 a 2000 e a instituição do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Felipe Nóbrega Ferreira - Artérias de Pedra: A modernidade na cidade de Rio Grande (1877-1903).
Flávia Liziane Gonzales Bandeira - Intelectualidade orgânica: a função social desempenhada em uma comunidade pesqueira.
Leonardo Aguiar Rocha Pinto - As identidades urbanas e seus espaços de manifestação na cidade do Rio de Janeiro.
Paulo Sergio Andrade Quaresma - A cidade do Rio Grande em tempos de varíola.
Quinta-feira (25/11/2010)
Ana Inez Klein - Cotidiano e identidade - algumas reflexões no campo teórico.
Caio Ricardo Duarte Ribeiro - As Irmandades na República Velha: embates e lutas das elites pelotense.
Débora Clasen de Paula - Escritos do cotidiano: as despesas domésticas nas cartas da Baronesa de Três Serros de Pelotas (1899-1918).
Márcia Janete Espig - A violência de cada dia: aspectos do cotidiano dos turmeiros da linha Sul da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande.
Rachel dos Santos Marques - Considerações sobre a designação social atribuída a jovens escravos em seus registros de óbito (São Francisco de Paula, 1812-1834).