INICIAL | APRESENTAÇÃO | CRONOGRAMA | INSCRIÇÕES | PROGRAMA | GTs | MINI CURSOS | CONFERÊNCIAS | MESAS | PAINEL | PELOTAS | CONTATO
     


Apresentação  
 

A partir dos anos 90 a História Oral se consolidou no Brasil, com uma maior produção na área e a organização de encontros regionais e nacionais, os quais permitiram trocas e intercâmbios entre pesquisadores, além da constituição de um campo de conhecimento propriamente dito. Embora os primeiros trabalhos datem do final da década de 1970, foi na década de 1990 que houve um importante desenvolvimento da História Oral, tendo em vista a introdução de disciplinas sobre a temática em cursos de pós-graduação, ao mesmo tempo em que se organizou a Associação Brasileira de História Oral, em 1994, no Rio de Janeiro, durante a realização do II Encontro Nacional de História Oral.

A Associação Brasileira de História Oral integra a Internacional Oral History Association, que reúne, além de sua diretoria executiva, representantes da África, da Ásia, da Europa, da América do Norte, da Oceania e da América do Sul. A cada dois anos acontece um encontro nacional de História Oral (o último foi em Recife e contou com mais de 500 trabalhos inscritos), um encontro internacional (que no ano de 2010 ocorreu em Praga, na República Tcheca) e um encontro regional de História Oral. Dentro da diretoria nacional da ABHO existem as Regionais, em número de cinco, a saber: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

O último encontro da Regional Sul aconteceu em Marechal Cândido Rondon (PR), entre os dias 25 e 29 de maio de 2009 e contou com a presença de mais de 450 pessoas, entre alunos de graduação, de pós-graduação e professores de diferentes níveis de ensino. No ano de 2011 caberá a Pelotas organizar o próximo encontro regional sul, uma vez que em Recife, no evento nacional, foi eleita a professora Lorena Almeida Gill, da Universidade Federal de Pelotas, como representante na diretoria nacional.

É importante frisar que a UFPel tem um trabalho qualificado na área, uma vez que são vários os professores que produzem através desta metodologia, ao mesmo tempo em que estes participam das instâncias deliberativas existentes.

Ligado ao Curso de História existe o “Laboratório de História Oral”, que se relaciona ao Núcleo de Documentação Histórica da UFPel, o qual completou, em 2010,  vinte anos. O Laboratório de História Oral reúne um acervo bastante variado, possuindo entrevistas com colonos assentados, imigrantes, afro-descendentes, trabalhadores cujos ofícios estão em vias de desaparecer, trabalhadores em região de fronteira, além de ter feito um estudo pioneiro sobre a constituição da própria UFPel.

No curso de pós-graduação, mais especificamente no Mestrado em Ciências Sociais e no Mestrado em História, há disciplinas as quais abordam a metodologia da História Oral e que contam com grande interesse dos discentes.

Diante deste histórico e desta prática é que a Universidade Federal de Pelotas, através do Curso de graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) e do Mestrado em História, está se propondo a organizar este evento que reunirá representantes do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. A expectativa é que tenhamos mais de 500 inscritos entre ouvintes e comunicadores. Os participantes terão no encontro a possibilidade de assistir conferências nacionais, internacionais, mesas-redondas, painéis, além de participarem de Grupos de Trabalho e de Mini-Cursos. Entre os convidados, contamos com o aceite de três professores de universidades estrangeiras: Alessandro Portelli, da Università degli Studi di Roma, Pablo Pozzi, da Universidad de Buenos Aires e Clara Aldrighi, da Universidad de La República. Entre os convidados nacionais, contamos com aceites de importantes pesquisadores na área de História Oral, como os professores Robson Laverdi, Joana Maria Pedro, Ana Maria Mauad, Verena Alberti, Benito Bisso Schmidt, entre outros.


Profa. Dra. Lorena Almeida Gill
Coordenadora do Evento

Equipe

Coordenação Geral:
Lorena Almeida Gill

Comissão Organizadora:
Beatriz Ana Loner
Aristeu Lopes
Edgar Gandra

Secretaria do Evento:
Paulo Luiz Crizel Koschier

 
     
     
 

Pelotas possui um
importante patrimônio histórico
que certamente encantará
os participantes do Encontro.

Programe-se para passeios
turísticos pela cidade!

http://pelotas.ufpel.edu.br/

http://www.pelotasconvention.com.br/

http://www.rodoviariapelotas.com.br/

Expresso Embaixador
(linha de ônibus Porto Alegre - Pelotas)

  APOIO REALIZAÇÃO FINANCIAMENTO
PARCEIRO INSTITUCIONAL