INICIAL | APRESENTAÇÃO | CRONOGRAMA | INSCRIÇÕES | PROGRAMA | GTs | MINI CURSOS | CONFERÊNCIAS | MESAS | PAINEL | PELOTAS | CONTATO

VI Regional Sul de História Oral tem participação de mais de 350 inscritos ..::

A UFPel, através do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e do Núcleo de Documentação Histórica (NDH), com apoio da Associação Brasileira de História Oral (ABHO) realizou na semana passada o VI Encontro Regional Sul de História Oral – Narrativas, Fronteiras e Identidades. A programação que transcorreu de 24 a 27 de maio no prédio do ICH, na Faculdade de Direito da UFPel e no Colégio São José, reuniu diversos pesquisadores brasileiros e estrangeiros de destaque na área da História Oral, além de estudantes, professores e demais interessados. Mesas redondas, paineis, mini-cursos, grupos de trabalhos, apresentação de pôsteres e comunicações, e ainda, espaços culturais marcaram o evento que contou com mais de 350 inscritos.

abertura
(da esquerda para a direita: Profa. Beatriz Ana Loner, Prof. Sidney Gonçalves Vieira, Prof. César Borges, Prof. Manoel de Moraes, Profa. Maria Paula Araújo e Profa. Lorena Almeida Gill - ao microfone - FOTO: Vinícius Kusma)

A cerimônia de abertura foi realizada no Auditório da Faculdade de Direito da UFPel, na noite de 24 de maio, com a presença do Reitor César Borges e do Vice-Reitor Manoel Luiz Brenner de Moraes; bem como da presidente da ABHO, Maria Paula Nascimento Araújo. Na ocasião, Maria Paula proferiu uma conferência sobre o tema “Caminhos e Perspectivas da História Oral no Brasil”, refletindo sobre o panorama da história oral como metodologia de pesquisa.

O reitor, na oportunidade, destacou o pioneirismo da UFPel nos estudos das questões de fronteira e também da necessidade de se criar estudos em história oral que tratem dos temas pampa e fronteira. Já o diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Sidnei Vieira; a coordenadora do PPGH e NDH, Beatriz Ana Loner, e a coordenadora do evento, Lorena Almeida Gill enfatizaram a importância do encontro para consolidar trabalhos que vêm sendo realizados pelo NDH há 20 anos e que envolvem estudos sobre mundos do trabalho, mulheres, negros, diversidade e tolerância, entre outros. Além de pesquisas com a metodologia de história oral, o Núcleo de Documentação Histórica possui um importante acervo relacionado às fichas de qualificação da Delegacia Regional do Trabalho (1933-1962) e do acervo da Justiça do Trabalho de 1941 a 1990.

publico
(público da abertura - FOTO: Vinícius Kusma)

Gisele A. Feraboli
Bolsista NDH