História Oral nas fronteiras entre História e Antropologia
Robson Laverdi e Marcos Alvito ..::

QUARTA-FEIRA 25/05/2011

DUARTE, Geni Rosa. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Doutora em História Social). História Oral e Música: Experiências e Narrativas de Deslocamentos e Exílio

GONZALES, Emilio. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Campo Mourão. (Mestre em História Social). História oral e música: experiências na Tríplice Fronteira a partir das memórias de Caraicho Toledo (1960-2010)

GONZALEZ, Gabriela. Universidad Nacional del Sur. CONICET (Argentina), (Licenciada en Antropología), (Doctoranda). Concepciones y prácticas políticas: recreación de aquellos nuevos silencios en la ciudad de Bahía Blanca.

SILVA, María Luz. Universidad Nacional de Rosario (UNR), (Licenciada en Antropología, doctoranda en Humanidades con mención en Antropología), (Conicet). “El mito político” en la reconstrucción narrativa del pasado reciente de militantes peronistas de los ‘70 y del presente en Argentina. Aproximación desde un análisis antropológico a concepciones y prácticas políticas nativas.

NUNES, Juliana dos Santos (Graduada em História Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas); TURRA-MAGNI, Cláudia (Drª em Antropologia; Profª do Bacharelado em Antropologia e do PPG em Ciências Sociais da Universidade Federal de Pelotas). Entre o presente e o passado: o Cordão Carnavalesco União da Classe e o Clube Social 24 de Agosto.

FERREIRA, Beatriz Rodrigues. Universidade Estadual de Campinas. (Mestranda em História), (CNPQ). Ruínas urbanas na região sul do RS: alguns apontamentos metodológicos para um horizonte de pesquisa

QUINTA-FEIRA 26/05/2011

ACEVEDO, Fernando. Centro Universitario de Rivera, Universidad de la República, Uruguay, (Licenciado en Ciencias Antropológicas). Las narrativas orales en la construcción identitaria local. Un abordaje histórico-antropológico.

ARAÚJO, Tatiana Daré. Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, (mestranda em Ciências Sociais), (bolsista FAPES). Construindo a identidade no cárcere: narrativas e histórias de vida das internas na Penitenciária Feminina de Cariacica-ES.

SANTOS, José Daniel Telles dos. Universidade Federal de Pelotas, (Graduado em Música). Lucio Yanel: Registro de uma prática musical oral no sul do Brasil.

MARIANO, Maicon. Universidade do Estado de Santa Catarina–UDESC (mestrando em História) (Capes). Trocas de saberes: a produção narrativa na constituição do diálogo entre a História e a Antropologia

REISDORFER, Thiago. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. (Graduado em História), (PTI C&T/FPTI-BR). Vivências universitárias na cidade: Problematizações a partir da História Oral

LAVERDI, Robson. Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE, (Doutor em História), (PTIC&T/FPTI-BR). Duas hidrelétricas, uma cidade e muitas temporalidades: Porto Velho (RO) nas memórias de moradores atingidos pelas Usinas de Santo Antonio e de Jirau.

SEXTA-FEIRA 27/05/2011

ELMIR, Cláudio Pereira. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Doutor). Quando o sublime se encontra com o abjeto: Ditadura, testemunho e o trágico.

PEREIRA, Marco Antônio Machado Lima. Universidade Federal do Rio de Janeiro (Doutorando em História Social). Combatentes brasileiros na Espanha (1936-1939): perspectivas de análise.

WEIMER, Rodrigo de Azevedo. Universidade Federal Fluminense (Mestre em História) (CNPq). “Os mais novos não sabem por causa da televisão”?: circuitos da memória da escravidão entre descendentes. Osório, século XX.

TAMBARA, Elomar Antonio Callegaro. Universidade Federal de Pelotas, (Doutor em Educação), TEIXEIRA, Vanessa Barrozo. Universidade Federal de Pelotas, (Bacharel em Museologia; Mestranda em Educação), (Capes). Escola de Engenharia Industrial: a oralidade como fonte documental em História da Educação.

DOMANSKI, Andressa. Universidade Federal de Pelotas, (Mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural). Revendo aportes metodológicos da História Oral.

LOUZADA, Maria Cristina dos Santos. Universidade Federal de Pelotas, (Mestranda em Educação). A memória como fonte biográfica.

ao lado encontra-se a relação de trabalhos selecionados para o GT, bem como o cronograma de apresentações.