Movimentos Sociais, Gênero e Sexualidade: A perspectiva da pesquisa pela História Oral
Latif Antonia Cassab e Marisa de Fátima Lomba de Farias..::

QUINTA-FEIRA 26/05/2011

FARIAS, Marisa de Fátima Lomba. Universidade Federal da Grande Dourados (Doutora em Sociologia-CNPq). Perspectivas de gênero e pós-colonial para a análise do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

SCOBERNATTI, Gisele. Universidade Federal de Pelotas, (Mestre em Ciências Sociais). "ENTRE AMORES INVISÍVEIS E SILENCIADOS: HISTÓRIAS DE ABUSADORAS SEXUAIS NA CIDADE DE PELOTAS(RS)”.

CANDIOTA, Helena dos Santos; MAGNI, Claudia Turra. Um ensaio etnográfico: Sindicato de Trabalhadores Domésticos de Pelotas-RS.

ARAUJO, Anelise Rodrigues Machado de. Universidade do Estado de Santa Catarina (Mestranda). Histórias de meninas e meninos no mundo do trabalho: os desafios metodológicos da história oral (1980-2010).

CONRADI, Carla Cristina Nacke. Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Universidade Federal do Paraná, (Doutoranda em História), (Capes). Movimento Feminino pela Anistia: uma experiência de militância feminina no Paraná.

SILVA, Emeson Tavares da. Universidade Estadual do Oeste do Parana. (Mestrando em Historia) (CAPES). Num faz raiva num faz?! Memórias e trajetórias dos militantes dos atingidos por Barragens na Paraíba.

LORETO. Mari Lúcie da Silva Universidade Federal de Pelotas (Doutora em Literatura Comparada). Tensões e interações do corpo na arte: Matthew Barney.

MACHADO, Odilon Kieling. Universidade Federal de Santa Maria (Graduado em História). Irmão Antônio Cechin e as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), no município de Canoas / RS (1978 – 1988).

SEXTA-FEIRA 27/05/2011

CASSAB, Latif Antonia. Universidade Federal de Santa Catarina/Programa de Pós-Graduação em História/Faculdade Estadual de Ciências Econômica de Apucarana (Doutora em Serviço Social/Pós-doutorado em História), (CNPq). O enfrentamento à violência doméstica pelas ONGs feministas do Sul do Brasil.

ATALLAH, Gianne Zanella. Universidade Federal de Pelotas, (Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural); NOGUEIRA, Isabel Porto. Universidade Federal de Pelotas, (Doutora em História e Ciências Musicais pela Universidade Autônoma de Madrid/Espanha). Representações do Feminino em Música: Memórias de Alunas e Professoras do Conservatório de Música de Rio Grande.

OLIVEIRA, Vanessa Volcão. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, (Mestre em História). PARA QUE NÃO SE ESQUEÇA. PARA QUE NUNCA MAIS ACONTEÇA: O partilhar de memórias ressentidas por membros do movimento teatral de Pelotas e Porto Alegre durante o Regime Militar.

FREITAS, Larissa Viegas de Mello. Universidade Federal de Santa Catarina, (Mestranda), (CNPq). Narrativas de mulheres rurais em movimentos sociais no período de ditaduras militares no Cone Sul: Comparações entre Brasil e Paraguai (1979-1989).

BACK, Lilian,. da Universidade Federal de Santa Catarina, (Mestranda em História), (MEC-REUNI). As fontes orais e o estudo das relações de gênero na esquerda armada brasileira.

SILVA, Márcia Alves da. Universidade Federal de Pelotas (Doutora em Educação). A pesquisa autobiográfica em diálogo com a teoria feminista.

BARBOSA, Michele Tupich. Universidade Federal do Paraná, Mestranda em História e bolsista CAPES. História oral e redes sociais: metodologias atreladas para uma análise das políticas públicas de proteção à maternidade e a infância (Guarapuava-1960).

SCHOLL, Raphael Castanheira. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, (Bacharel em Design de Moda - Mestrando em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, PUCRS / CNPq). Entrelinhas e costuras:  narrativas femininas sobre o ensino das “artes do vestuário” na Escola Técnica Feminina de Porto Alegre (1946-1961).

ao lado encontra-se a relação de trabalhos selecionados para o GT, bem como o cronograma de apresentações
.