INICIAL | APRESENTAÇÃO | CRONOGRAMA | INSCRIÇÕES | PROGRAMA | GTs | MINI CURSOS | CONFERÊNCIAS | MESAS | PAINEL | PELOTAS | CONTATO
     


História e Memórias: Narrativas e Identidades
Erinaldo Cavalcanti..::
 
 



QUARTA-FEIRA 25/05/2011

COSTA, Leandro Braz da. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (Bacharel em História – Universidade Federal do Rio Grande: FURG; Licenciando em História – Universidade Federal do Rio Grande: FURG e Mestrando em História – Universidade Federal do Rio Grande do Sul: UFRGS), (Bolsista Capes). História Oral e pontos de recuperação da memória em Halbwachs: considerações teórico-metodológicas através do testemunho de pescadores artesanais.

ALTMANN, Lori. Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (Doutora em Teologia e Mestre em Antropologia Social). Memória e identidade: narrativas da comunidade de Nova Teutônia, oeste de Santa Catarina, em disputa por terra com uma comunidade indígena.

ALMEIDA, Fernando Silva de. Universidade Federal de Pelotas, (Mestrando em Memória Social e Patrimônio Cultural), (CAPES) e PINHEIRO, Marília Klein. Universidade de Cruz Alta, (Licenciada em História). Cultura Popular em Cruz Alta - RS: A ausência das fontes orais na terra de Érico Veríssimo.

KOLING, Paulo José. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (Doutor em História). Memórias e histórias em Ibiracema, Catanduva/PR: entre migrações e permanências; entre o passado ausente e esquecimentos.

RUBERT, Rosane Aparecida. Universidade Federal de Pelotas (Doutora em Desenvolvimento Rural). Codificações da memória da ancestralidade escrava em comunidades remanescentes de quilombo.

PAIM, Elison Antonio. Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó (Doutor em Educação), (Balcão de Projetos da Unochapecó; Fapesc). Memórias e experiências do Fazer-se Professor (a) nas Escolas Multisseriadas em Santa Catarina.

OLIVEIRA, Júlio César de. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, (Mestrando em História). Os servidores da educação pública no movimento sindical municipalista do estado do Rio Grande do Sul (1985-2005)

SILVEIRA, Josiane Alves da. Universidade Federal de Pelotas (Mestranda em Educação), (Capes). Nos relatos da História Oral: memórias sobre a contribuição da Mitra Diocesana de Pelotas e de Dom Antônio Zattera na criação da Faculdade de Filosofia na cidade do Rio Grande, na década de 1960.

QUINTA-FEIRA 26/05/2011

SOSA, Ana María González. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, (Mestra em História), (Cnpq). Titulo - Ahora que se puede recordar…: un aspecto de la memoria traumática presente en los uruguayos.

FAGUNDEZ, Ariel Salvador Roja. Universidade Federal de Pelotas, (Mestrando em Ciências Sociais). Ni de acá, ni de allá: Memória e identidade de filhos de uruguaios residentes em Pelotas.

CHAVES, Eduardo dos Santos Chaves. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, (Mestrando em História), (Capes). Um tiro na batalha de memórias: a narrativa do Exército sobre o golpe e ditadura civil-militar.

SILVEIRA, Marília Brandão Amaro da. (Graduada). Título - Relatos da Resistência ao Golpe e Ditadura Militar na Cidade de Pelotas.

LIMA, Mateus da Fonseca Capssa. Universidade Federal de Santa Maria, (Mestrando em História), (Capes) e KONRAD, Diorge Alceno. Universidade Federal de Santa Maria, (Doutor em História). Memórias e Relatos Orais de Militantes na Ditadura Civil-Militar: precauções teórico-metodológicas.

NOGUEIRA, Jader Escobar. Universidade Federal de Santa Maria, (Graduado em História). Memória, identidade e trabalho nas Minas do Camaquã.

FERREIRA, Letícia de Faria. Universidade Federal da Fronteira Sul (doutora em Ciências Sociais), e GONÇALVES, Jussemar Weiss. Universidade Federal do Rio Grande. (pós-doc e m Educação). Memórias do Trabalho no Pampa.

VARGAS, Mariluci Cardoso de. Colégio Gonzaga e Escola de Ensino Fundamental Salis Goulart. Mestre e Licenciada em História. Memórias como permanência dos anos 1960, 1970: preenchendo espaços em busca de justiça.

CAVALCANTI, Erinaldo Vicente. Doutorando em História pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Memória, Medo e Comunismo: Tecendo identidades na carpintaria da escrita.

SEXTA-FEIRA 27/05/2011

ROSA, Cristina Maria. Universidade Federal de Pelotas; Doutora. Imagens de um Ficcionista: a memória da viúva de Pedro Wayne.

LIMA, Érica Lopes de. Universidade Federal de Pelotas, (Especialista em História do Brasil). “Se  juntar as 10 não quebra”- Memórias de membros da Associação FRAGET.

FERREIRA, Felipe Nóbrega. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Mestrando em História) (CNPq). Balneário (In)visível: a corda, a roleta e as memórias de uma estação de banhos.

DIAS, Katia Helena Rodrigues. Universidade Federal de Pelotas (mestranda em memória social e patrimônio cultural), (CAPES) e MICHELON, Francisca Ferreira. Universidade Federal de Pelotas (doutora em história). Escola de Belas Artes de Pelotas: uma narrativa construída a partir de relatos e documentos.

SILVEIRA, Tissiano. Universidade Federal de Santa Catarina, (Mestrado em História), (CNPq). Movimento Seringueiro: Articulação, discurso e enfrentamento.

MAGALHÃES, Clarice Rego. Universidade Federal de Pelotas, (Mestre em Educação), (Capes). A importância das entrevistas para a construção da narrativa histórica acerca de uma instituição de ensino de arte.

ANDREONI, Renata (graduada CARRIS) e VOGT, Débora Regina (graduada UFRGS). Memória Carris: memórias e histórias do transporte coletivo.

ÁVILA, Edna Ribeiro de. Centro Histórico-Cultural Santa Casa, (Graduada em História), (Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre). Santa Casa de Porto Alegre: registrando suas memórias - elucidando seu passado.

Os Grupos de Trabalho ocorrerão no Prédio do Campus da Ciências Sociais (Alberto Rosa, 154 - Centro), no período compreendido entre as 13:30 e 18:00.

A efetiva participação do comunicador somente ocorrerá caso sua inscrição esteja completa (com a ficha de inscrição, resumo e pagamento da taxa de inscrição).

Lembramos que somente receberá o certificado de participação, bem como terá seu nome no trabalho publicado nos anais do evento aquele comunicador que estiver presente ao evento, apresentando seu texto.

[15 de abril de 2011]

[voltar]

 
     
     
 


ao lado encontra-se a relação de trabalhos selecionados para o GT, bem como o cronograma de apresentações.


  APOIO REALIZAÇÃO FINANCIAMENTO
PARCEIRO INSTITUCIONAL