INICIAL | APRESENTAÇÃO | CRONOGRAMA | INSCRIÇÕES | PROGRAMA | GTs | MINI CURSOS | CONFERÊNCIAS | MESAS | PAINEL | PELOTAS | CONTATO
     


Oralidade e patrimônio cultural: inquietações da História do Tempo Presente
Viviane Trindade Borges..::
 
 



QUARTA-FEIRA 25/05/2011

BAUER, Leticia Brandt. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Doutoranda em História). Acervo museológico e oralidade: percursos do Museu da Pessoa.

CLARO, Lisiane C. Universidade Federal do Rio Grande – FURG (Graduada, Bacharel em História e aluna especial do mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural). História Oral e comunidade local: a prática na exploração dos significados de um patrimônio cultural.

BALD, Marcele. Centro Universitário UNIVATES, (Graduada em História). Tiro de Guerra 239: a história de um passado militar.

SANTOS, Maria Socorro Soares dos. Universidade Federal de Pelotas, (Mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural). Tempo presente e oralidade: a festa do carro de bois em Tomar do Geru/SE.

BORGES, Viviane. Universidade do Estado de Santa Catarina. (Doutora em História). Os “falares do povo ilhéu” no trabalho de Franklin Cascaes: (re)pensando a oralidade frente ao patrimônio cultural.

SANTOS, Alba Cristina Couto dos. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, (Mestrando em História), (CNPq). Cooperativismo: As marcas de Amstad no Rio Grande do Sul.

QUINTA-FEIRA 26/05/2011

RODEGHERO, Carla Simone - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Doutora em História). Lícia e Ceci: guardiãs da memória da luta pela anistia em Porto Alegre.

MARCHI, Darlan De Mamann. Secretaria Municipal de Cultura de Santo Ângelo (Graduado em História). A oralidade no resgate da vida e obra de Valentin Von Adamovich em Santo Ângelo-RS.

MACHIESKI, Elisangela da Silva. Universidade do Estado de Santa Catarina, (Mestranda em História); MENDES, Luana Wassileski. Universidade do Extremo Sul Catarinense, (Graduada em História). “E fez-se o vinho: A produção artesanal de vinho  como Patrimônio Cultural de Urussanga – SC.”

BRUNO, Guilherme Rodrigues. Universidade Federal de Pelotas, (Especialista em História do Brasil, Especialista em Gráfica Digital e Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural), (CAPES). A Voz Inaudível dos Mercados: Histórias de administradores, posteiros e permissionários dos mercados públicos do Pampa.

SILVA, Janine Gomes da. Universidade Federal de Santa Catariana, (Doutor em História), (CNPq). Memórias femininas e patrimônio alimentar.

SILVEIRA, Jonas Klug da. Universidade Federal de Pelotas, (Mestre em Educação), (Capes); FARINHA, Alessandra Buriol, (Mestranda em Memória e Patrimônio), (Capes). Monsenhor Luiz Gonzaga Chierichetti e a antiga procissão de Nossa Senhora dos Navegantes em Pelotas: vivências de religiosidade popular em um bairro portuário.

Os Grupos de Trabalho ocorrerão no Prédio do Campus da Ciências Sociais (Alberto Rosa, 154 - Centro), no período compreendido entre as 13:30 e 18:00.

A efetiva participação do comunicador somente ocorrerá caso sua inscrição esteja completa (com a ficha de inscrição, resumo e pagamento da taxa de inscrição).

Lembramos que somente receberá o certificado de participação, bem como terá seu nome no trabalho publicado nos anais do evento aquele comunicador que estiver presente ao evento, apresentando seu texto.

[15 de abril de 2011]

[voltar]

 
     
     
 


ao lado encontra-se a relação de trabalhos selecionados para o GT, bem como o cronograma de apresentações
.


  APOIO REALIZAÇÃO FINANCIAMENTO
PARCEIRO INSTITUCIONAL