INICIAL | APRESENTAÇÃO | CRONOGRAMA | INSCRIÇÕES | PROGRAMA | GTs | MINI CURSOS | CONFERÊNCIAS | MESAS | PAINEL | PELOTAS | CONTATO

Pesquisadores falam de como as imagens podem auxiliar a metodologia da História Oral ..::

“Imagens e História Oral” este foi o tema da segunda mesa redonda do VI Encontro Regional Sul de História Oral.

O debate ocorreu no Auditório da Faculdade de Direito da UFPel na manhã de 26 de maio com a presença dos professores Fernando Dumas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Lúcia Gregory, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Ana Maria Mauad, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

mesa 2 Lúcia apresentou sua pesquisa sobre como se deu a ocupação do oeste do Paraná, através das fotografias, as quais reconstituem alguns dos momentos mais importantes vivenciados por aquele grupo populacional. Já a professora Ana Mauad falou de sua pesquisa com fotografias sob o enfoque do fotojornalismo entre das décadas de 1940 a 1990. Dentre as entrevistas realizadas, há o relato do fotógrafo gaúcho Erno Schneider, autor da famosa foto de Jânio Quadros com as pernas tortas.

A vídeo-história foi o enfoque trazido por Dumas.Segundo ele, a utilização das novas tecnologias permitem multiplicar o acesso do público aos trabalhos que vêm sendo realizados sem se abrir mão das marcas acadêmicas do historiador.

Gisele A. Feraboli
Bolsista NDH