Experiências de práticas em História Oral são foco de explanações..::

Durante o VI Encontro Regional Sul de História Oral – Narrativas, Fronteiras e Identidades diversas mesas redondas fizeram parte da programação. A última delas, ocorreu na manhã de 27 de maio, com a presença do professor da Universidade de Buenos Aires (UBA) e presidente da Associação Argentina de História Oral, Pablo Pozzi; das professoras Verena Alberti, da Fundação Getulio Vargas (FGV) e de Lorena Almeida Gill, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), esta também coordenadora do evento.

Lorena destacou o trabalho que vem sendo realizado na universidade, como o Núcleo de Documentação Histórica (NDH) fundado em 1990 o qual surgiu para ser centro de documentação e pesquisa. Além disso, falou dos acervos que estão junto ao NDH, em especial o da Delegacia Regional do Trabalho e da Justiça do Trabalho. Ela também mencionou que há três projetos sendo desenvolvidos: o Laboratório de História Oral com cerca de 120 entrevistas, o Contadores de Histórias, cujo protagonismo é da professora Denise Marcos Bussoletti, da Faculdade de Educação e o Programa de Educação Tutorial (PET) Diversidade e Tolerância, do qual é tutora. Há ainda o projeto “À beira da extinção: memórias de trabalhadores cujos ofícios estão em vias de desaparecer”. Dentro deste surgiu outra vertente através do estudo das benzedeiras e dos benzedeiros. Também outras profissões como alfaiate, relojoeiro, afiadores de facas e chapeleiras estão começando a serem investigados nesta linha de pesquisa.

mesa4Já Pablo Pozzi disse que a essência da história oral Latino-Americana tem que ser discutida como processo social, pois as práticas aqui adotadas são diferentes das utilizadas em outras partes do mundo. “As técnicas para a reconstrução das memórias e obtenção de dados devem ser adaptadas, e essa diferença deve-se distinguir na América Latina”, esclarece.

Já Verena Alberti comentou a respeito de sua pesquisa desenvolvida no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), onde a história oral é uma metodologia de pesquisa e constituição de fontes para o estudo da história contemporânea.

Gisele A. Feraboli
Bolsista NDH