Mini-cursos


 

Mais detalhes:

*Nota: As inscrições para os mini-cursos serão no ato do credenciamento.


Oralidades e acervos orais

Carla Gastaud

EMENTA:
O campo da história oral se caracteriza pela interdisciplinaridade e pela abertura a novas possibilidades de pesquisa no campo das ciência sociais. Nesse minicurso, objetiva-se discutir conceitos e estratégias metodológicas: oralidade, tradição e memória; discurso e narrativa, técnicas de coleta, classificação e arquivamento; usos da História Oral; verdade e ficção no uso da voz como documento.

 


Políticas Públicas de Preservação em Pelotas

Liciane Machado Almeida

EMENTA:
Proposta de reflexão sobre a gestão do patrimônio histórico de Pelotas com base nas políticas públicas existentes voltadas para esta temática, entendendo-as desde suas origens para assim instigar o desenvolvimento e a implementação de novos instrumentos  que atendam as necessidades atuais a médio e longo prazo.

 


Arte Contemporânea, memória e museus.

Roberto Heiden

EMENTA:
Este minicurso irá abordar, a partir de uma perspectiva histórica, um panorama da Arte Contemporânea em sua pluralidade de manifestações, compreendida como resposta aos valores artísticos vigentes na arte moderna, e que delimitaram padrões para se pensar uma arte autônoma, neste momento da história da arte. Com a Arte Contemporânea, hoje se tem uma variedade de propostas que aumentam em número e possibilidades, os seus veículos e suportes. A Arte Contemporânea aproxima a arte da vida, discute diversas questões sociais, históricas e culturais. Como consequência, surgem obras que se valem de todo tipo de métodos e processos quee adquirem muitas vezes características experimentais, efêmeras e processuais. Nesse sentido, os museus muitas vezes são desafiados e dar respostas quanto ao acondicionamento e exposição dessas obras. O curso pretende discutir essas novas situações da Arte Contemporânea no contexto dos museus.

 


Imagen y memoria: El arte como proceso de traduccion cultural en américa colonial.

Ricardo Gonzalez

EMENTA:
El seminario constará de tres unidades, dirigidas a analizar el uso de las imágenes cristianas y la habilitación de la memoria de formas y temas significativos en diversos contextos culturales prehispánicos de América colonial durante el proceso de evangelización, particularmente en aquéllos a cargo de la Compañía de Jesús.
En la primera unidad se verá de qué modo se empleó el concepto de “traducción cultural” en la tradición cristiana, tanto como forma de comunicar a distintos auditorios como para asimilar las formas religiosas precedentes, esto es, el empleo de la memoria del otro como un elemento activo del proceso de aprendizaje. Se distinguirán los conceptos de “adaptación” y “traducción”.
La segunda unidad  tratará de los modos en que los religiosos europeos aplicaron este principio en la evangelización americana, insertando en su discurso elementos pertenecientes a las perspectivas religiosas y los rituales locales. Se verá especialmente el tratamiento dado a la cuestión por jesuitas y agustinos, y particularmente la concepción relativa  a las imágenes en la orden ignaciana.
La tercera unidad estudiará casos específicos, tanto en el terreno de la iconografía como en el de la forma, en el que elementos propios del contexto americano –sea de las tradiciones, sea de las circunstancias históricas- aparecen metabolizados en la producción artística o en la visión de los personajes cristianos. Se analizarán casos de la doctrina agustina de Copacabana y de las jesuíticas de Juli, Paraguay y Chiquitos.